
São tecnologias diferentes , e cada uma mais rapida que a outra .
As memórias DDR1, DDR2 e DDR3 diferem em uma série de características, que vão desde aparência física e custo final ao consumo de energia. A performance também muda, mas ela nunca foi o principal motivo para mudança de padrões.
Quanto ao fato de DDR2 ser mais rápido que DDR1, isso não é verdade. Para que uma memória DDR1-400 seja mais lenta, a DDR2 tem que ser DDR2-800 de baixa latência, o que ainda é caro nos dias de hoje.
Comparando-se o padrão DDR2 com o DDR1, temos algumas vantagens:
- Menor custo final de produção (até 40% menor);
- Menor consumo de energia;
- Disposição dos chips que trouxe menos problemas com queima por manuseio indevido.
E assim como foi a transição do padrão DDR1 para o DDR2, o padrão DDR3 ainda encontra-se muito verde, e, com placas-mãe de socket 775, dificilmente apresenta melhor performance que o padrão DDR2 atual.
Como as latências do padrão DDR3 são monstruosas, as memórias DDR3 só começam a ficar mais rápidas que a DDR2-800 (velocidade comum do padrão DDR2 atual, que apresenta boa performance a um preço justo) a partir de 1600MHz.
Para ser breve, além da atual falta de desempenho, o preço comparativamente proibitivo dos pentes de memória de padrão DDR3 indicam que tal padrão está reservado para o futuro.
Para mais detalhes sobre o ainda parco desempenho das DDR3, recomendo a leitura:
http://www.anandtech.com/memory/showdoc.…
Por isso, a meu ver, o melhor hoje é fugir de apelos mercadológicos e evitar placas-mãe que são compatíveis exclusivamente com DDR3 (péssimo custo-benefício) ou com DDR2 e DDR3 simultaneamente (uma controladora de memória que precisa ser compatível com os 2 padrões certamente apresenta desempenho aquém da concorrência, por ter que implementar tempos de latência ainda maiores):
http://www.anandtech.com/memory/showdoc.…
Por fim, aqui vai um preview do que está por vir - socket 1366, com DDR3 em triple-channel:
http://www.anandtech.com/cpuchipsets/int…
Ou seja, de fato, DDR3 ainda é tecnologia para o futuro, e só trará vantagens com respeito a tecnologia por meio do uso do recurso "Triple Channel".
No Speak portuguse
ResponderExcluiri'm speak fuck language
ResponderExcluir