Instalação de memória RAM
A maioria das pessoas acreditam que para uma instalação de memória RAM, basta instalar o módulo de memória fisicamente no Slot e depois deixar o computador caregar o sistema operacional (Windows ou Linux). Caso não aconteça nenhum erro, a instalação está correta, mas na verdade não é tão simples assim quanto parece.
Existem fatores importantes que devem ser considerados além do tipo físico de encaixe, como compatibilidade do módulo de memória com o Chipset Northbride da placa mãe, ou Chipset central (no caso de Chipsets nForce), a compatibilidade entre os próprios módulos de memória (Por isso é sempre recomendável usar módulos de memória iguais), a velocidade e latência das memórias e se o Chipset suporta a velocidade das memórias recém-instaladas.
Infelizmente existem uma variedade muito grande de marcas e modelos de memórias e Chipsets no mercado, por esse motivo, garantir 100% de compatibilidade entre todas elas é algo impossível. Por isso, especialistas em hardware, desenvolveram técnicas de instalação de memória, que garantem uma instalação bem sucedida e perfeito funcionamento de computador. Basta atentar a alguns detalhes, citados logo abaixo:
Geralmente na maioria dos manuais das placas mães, além de conter a informação de qual é o tipo físico de encaixe (SIMM, DIMM, etc) e o tipo de tecnologia de trabalho (SDRAM, DDR, DDR2, etc), existem também uma informação importante: Um lista de memórias RAM encontrada no site do fabricante da placa mãe ou no manual da mesma contendo os tipos de marcas e modelos homologadas pelo fabricante e compatíveis com a placa mãe. Então verificar essa lista é o primeiro passo para fazer a aquisição certa de um módulo de memória. Comprar um módulo de memória que não esteja na tal lista não quer dizer que a memória não funcionará, somente haverá maior chance de existir uma incompatibilidade.
Existe no módulo de memória um chip chamado SPD (Serial Presence Detect) que contém as informações técnicas do módulo inserido pelo fabricante, como tipo de tecnologia de acesso (DDR, DDR2 SDRAM), velocidade (em frequência), latências, tensão, marca e modelo. A maioria das placas-mãe tem na sua BIOS (Programa que gerencia as funções básicas da placa mãe) uma opção (Geralmente encontrada em ” Memory configuration” ou “Northbridge configuration”)onde é possível permitir que o gerenciamento de acesso à memória seja feito baseado nas informações gravadas no SPD do módulo de memória. Conhecido também por “By SPD” ou modo automático. Esse modo é recomendado para usuários iniciantes que não tem conhecimento suficiente para configurar a memória de modo manual. No modo automático, quase sempre há êxito na instalação de um novo módulo de memória. Para usuários avançados que não obtiveram êxito na instalação da memória em modo automático, recomendamos configurar suas latências e frequência de modo manual.
Chip SPD no módulo de memória
É sempre recomendável usar módulos de memórias idênticos (Principalmente para uso da técnica Dual Channel ) para garantir compatibilidade e estabilidade do computador, o que não significa que o computador não irá funcionar com módulos de memórias diferentes, mas para saber se o computador irá funcionar adequadamente, depende de um teste de memória, então se você é um usuário leigo, faça a opção por adquirir um módulo de memória igual o que já está instalado no computador.
Algumas placas mãe que suportam Dual Channel precisam que dois slots específicos sejam ocupados para que a função seja habilitada, este preenchimento dos slots variam de fabricante para fabricante, por esse motivo, sempre leia o manual de instruções da placa mãe para fazer a instalação correta dos módulos de memória, caso não tenha segurança para realizar tal procedimento, recomendamos que chame um técnico capacitado para fazer a instalação da memória.
Levando esses detalhes em consideração, o próximo passo é testar a memória, então vamos lá:
Logo após instalar corretamente a memória fisicamente no Slot do computador, e configurar adequadamente no SETUP do computador as configurações adequadas para a memória RAM, chegou a hora de testar os módulos de memória RAM. Esse teste irá verificar possíveis defeitos nos módulos de memória ou incompatibilidades entre as memórias ou incompatibilidade entre o Chipset e as memórias. É recomendável rodar o teste antes de instalar o novo módulo de memória, para ter certeza se está tudo bem com o seu computador, caso apresente erro antes de instalar o novo módulo de memória, é melhor procurar assistência técnica. Alguns testes de incompatibilidade existem que tenha por perto outro computador ou outros módulos de memória em mãos, então caso não tenha, recomendamos também que procure assistência técnica.
Existem vários programas que testam memória RAM, tais como Goldmemory, RAM test, DOC ram e o Memtest.Geralmente utilizamos o Memtest, que é um programa gratuito (Freeware) e de fácil utilização, além de fornecer informações importantes, como velocidade de gravação nas memórias, Cache L1 e L2 do processador, tipo de processador, chipset da placa mae e etc. Você pode baixá-lo no http://www.memtest.org/gratuitamente. No site você irá encontrar uma “ISO” do programa cujo a qual você irá baixá-la, posteriormente você usará o programa Nero ou Easy CD Creator e entrará na opção de criação de CD Bootável. Daí você indicará o caminho de onde está localizada o arquivo “ISO” que você pegou e então será gerado um CD bootável com o programa Memtest.
Feito isso, você deve reiniciar o seu computador e programar no SETUP do computador a sequência de BOOT para iniciar primeiramente pela unidade de CD. Então o programa será iniciado.
Exemplo de um computador rodando o programa Memtest.
Sistemas operacionais fazem uma gravação nos endereços dos módulos de memória de forma aleatória, por esse motivo não é confiável testar a memória dessa maneira, pois pode demorar muito tempo para o computador apresentar algum problema. Pessoas leigas costumam até dizer que para testar bem uma memória, basta instalar o Windows no computador, se a instalação não apresentar erros, a instalação da memória foi bem sucedida. Jamais acredite nisso. Os programas de testes de memória fazem uma gravação sequencial em todos os endereços dos módulos de memória, então é impossível um defeito passar desapercebido por esses programas. No exemplo acima note que existe um espaço azul vazio da metade da tela para baixo. Esse espaço é destinado para a demonstração de defeitos se houver algum, que aparecerão na cor vermelha. Na parte superior direita da tela, existe uma barra de progresso do teste chamada “Pass” quando ela chega em 100% ela volta novamente ao 0%, isso indica que o teste acabou. Se o teste chegar ao fim sem nenhum erro isso significa que o computador irá funcionar adequadamente com o(s) módulo(s) de memória(s) instalado(s).
Caso apresente algum erro isso indica um possível defeito no módulo, ou alguma espécie de incompatibilidade. Então experimente testar o novo módulo sozinho de preferência do Slot 1, se o problema persistir, tente mudar de Slot, se mesmo assim ainda aparecer erro no Memtest a hipótese do módulo ter defeito é muito provável. A única forma de ter certeza, é testar esse módulo em uma segunda placa mãe que tenha um Chipset diferente, para ter a certeza de que não é incompatibilidade com o chipset da utilizado. Se o erro ainda aparecer no programa, realmente o módulo de memória está com defeito. Por isso, somente técnicos em informática podem garantir se um módulo de memória tem defeito ou não.
É comum também aparecer erro no Memtest quando se usa a técnica de Dual Channel, pois nem sempre o Chipsetconsegue gerenciar as memórias corretamente seguindo as informações fornecidas no SPD. Então neste caso é necessário que se faça as configurações da memória de modo manual no SETUP do computador, seguindo o que está escrito na etiqueta colada no módulo de memória. Se as memórias tiverem latências diferentes, sempre atribua a Latência “CAS” do módulo que tiver maior latência (No caso o modulo “mais lento”).
Existem casos também que aparecem erros no Memtest quando se usa memórias de frequências diferentes. Nesse caso também, vá ao SETUP do computador e configure manualmente as opções de configuração de memória, sempre atribuindo a frequência da memórias mais lenta, isso forçará a memória mais rápida trabalhar na mesma velocidade da mais lenta, podendo resolver o problema.
Esse manual foi criado para ajudar os usuários a entender o procedimento de instalação de memória RAM, que muitas vezes pode ser algo bem simples, ou como pode ser algo extremamente complicado, pois existem muitos detalhes a serem levados em consideração e também uma gama de testes de compatibilidade, que influem no sucesso de uma instalação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário